Sala de estar 16/10/2023

Veja os principais tipos de sofá para ter em sua casa ou escritório

Leitura 5 Min
sofá na sala de estar

Deseja conhecer os principais tipos de sofá para ter na sua casa ou escritório? Aqui no blog da OpenBox2, você entende mais sobre os diferentes modelos desse produto para acrescentar em seu lar. Venha saber mais sobre as características de cada tipo e dicas de como utilizá-los nos ambientes. Confira!

Quais tipos de sofá utilizar em sua casa ou escritório?

O sofá é um dos principais móveis para se ter em casa ou no escritório. Para escolher o seu, é preciso considerar o tamanho do espaço onde ele será colocado e a decoração do ambiente. Você encontra opções com diversos formatos, materiais e cores. A seguir, veja alguns modelos e escolha o que melhor atende às suas necessidades.

Sofá-cama

Os sofás-cama são excelentes alternativas para cômodos com espaço limitado. Eles também são maravilhosos para colocar em quartos ou na sala de estar, pois um de seus principais benefícios é acomodar pessoas sentadas ou deitadas, já que se transforma em uma cama.

O sofá-cama pequeno é usado de forma bastante estratégica ao ser adicionado em casas e apartamentos menores. Pode ser posicionado no centro do cômodo ou encostado em paredes, caso o objetivo seja não comprometer a circulação.

Para decorações minimalistas, esse sofá também pode ser escolhido em tons claros, como bege, branco e cinza. Por outro lado, as tonalidades escuras, como o marrom e o preto, combinam com ambientes industriais ou rústicos.

Sofá retrátil e reclinável

Para quem busca um sofá que ofereça conforto e adaptabilidade, essa é a escolha ideal. Com assento ajustável, o sofá retrátil é ótimo para ambientes pequenos, já que é compacto e otimiza o espaço. Você ainda tem a opção de puxar o assento para deitar, o que deixa ele ainda mais confortável.

Há também o sofá reclinável, que tem como característica principal o ajuste do encosto para trás. Alguns modelos retráteis também são reclináveis, oferecendo ainda mais opções de ajuste. Eles se adaptam bem à sala de estar e a outros cômodos com televisão. Por causa do encosto reclinável, a pessoa consegue ter uma boa visão da tela enquanto descansa as pernas no assento retrátil.

Esses sofás estão disponíveis em diversos tipos de materiais, como couro, linho e muitos outros. Também é possível escolher opções com dois, três ou mais lugares, dependendo do tamanho do cômodo.

Sofá fixo

Entre as principais características do sofá fixo, podemos mencionar a estrutura sólida e disposição tradicional. Nesse modelo, o encosto é imóvel e os assentos são macios e profundos.

Se quer colocar o móvel em espaços maiores, esse tipo de sofá se destaca entre os demais, já que você não precisa se preocupar com o tamanho. Para ambientes com decoração mais rústica e escura, opções na cor preta e em materiais como couro funcionam muito bem.

Ele também combina com escritórios ou residências que tenham uma decoração mais no estilo boho. Nesse caso, aposte em sofás estampados com design de flores ou em formas geométricas.

Sofá modular

Como o nome já diz, ele permite modificar o tamanho e formato do sofá pelo assento ou encosto. Esse modelo é perfeito para quem curte o estilo moderno, mas também pode ser adaptado para outras decorações, já que sua construção inteligente possibilita a alteração das peças móveis a qualquer momento.

O sofá modular é um ótimo modelo para você que gosta de criar uma nova ambientação para o lar, escritório ou sala. Com peças que podem ser colocadas em outros cômodos, ele permite que você esteja sempre mudando a decoração dos diversos ambientes da casa.

Sofá de canto

O sofá de canto se diferencia pelas variadas combinações de estilos de decoração possíveis. Entre os diversos modelos, um dos mais famosos é o formato de L.

O veludo é uma ótima escolha de material, já que oferece conforto e textura macia. Entre os tipos de sofá, você também pode escolher outros materiais como couro ou linho. Além disso, existem as opções em cores escuras – como verde-musgo ou preto –, que combinam com estilos mais industriais ou contemporâneos.

Esse é um dos tipos de sofá que pode ter assentos ou encostos reclináveis e retráteis. Se você deseja criar um espaço para realizar encontros e reuniões ou assistir televisão, eles são boas apostas para a sala de estar. Lembre-se de considerar as medidas do móvel e do espaço para ter um ambiente com boa circulação.

Sofá sem caixa

A característica principal desse modelo é não ter um encosto tradicional, e sim grandes almofadas em seu lugar, garantindo mais espaço no assento. Existem opções que são retráteis, uma ótima alternativa para colocar próximo de alguma parede e utilizar como cama.

Para combiná-lo com uma decoração moderna, opte por modelos com materiais de linho e em cores claras, como o branco. Por outro lado, para usar esse sofá em decorações no estilo retrô ou boho, as opções nas cores laranja, amarelo e verde são ideais. Já em relação aos materiais, você pode optar por modelos em couro, linho e veludo.

Veja dicas de decoração e muito mais no blog da OpenBox2!

Gostou de saber mais sobre os tipos de sofá? Continue navegando no blog da OpenBox2 e veja muitas outras dicas e ideias de decoração! Aproveite também para visitar o nosso site e conferir sofás com designs de todos os estilos, que unem conforto e praticidade com um bom custo-benefício!

Newsletter Openbox2

Acompanhe Todas as Novidades da Open Box